segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Curiosidades, Cuidados com a Limpeza, Conservação, Uso e Armazenamento






PROPRIEDADES do COURO
Os calçados de couro podem apresentar arranhões, marcas e pequenas diferenças de tonalidades na cor, que não representam defeitos do couro, mas sim características naturais da pele do animal, que os diferenciam dos materiais sintéticos.

CONSERVAÇÃO do COURO
Antes de aplicar qualquer produto de conservação no calçado, verifique se o mesmo não provocará reações negativas que afetarão o visual e a estrutura física do material em questão. Para tal, aplique uma pequena quantidade do produto em uma região que pouco aparece, como a parte interna central próxima ao solado, certificando-se do bom resultado após algumas horas.

LIMPEZA
Sempre limpe seu calçado imediatamente após o uso.
Utilize uma escova de cerdas macias ou um pano levemente umedecido em água, evitando esfregar o calçado em demasia e sua imersão total no líquido. A limpeza por imersão e a escovação exagerada, agridem a estrutura fibrilar de couro, podendo comprometer a sua resistência e o acabamento da superfície. Não use o sabão em pó, água sanitária ou qualquer outro produto químico.

SECAGEM
Nunca utilize qualquer forma calorífica na secagem de seu calçado como: forno, estufa, micro-ondas, secadora e tampouco o sol. Acelerar a secagem pode causar danos irreversíveis ao calçado, como a deformação e o ressecamento fibrilar. A incidência direta de luz solar ou artificial sobre o couro provoca desbotamento.

CALÇADOS com FORROS em COURO
Calçados de couro que não são forrados tendem a liberar corantes que são utilizados no processo de tingimento e que se desprendem em contato com a pele ou tecidos. Calçados de couro que são forrados também podem liberar corantes, porém em menor quantidade. Diante disso, evite usar meias no tom contrário à cor do calçado.

USO e ARMAZENAMENTO
Evite usar o mesmo par por mais de dois (2) dias consecutivos. Dar tempo ao calçado para respirar ajuda a evitar o aparecimento de fungos e bactérias causadas pela transpiração cutânea. Guarde-o em local seco, arejado e ao abrigo da luz. Nunca por mais de um ano, pois estará sujeito a descolagem, rachaduras e desbotamento, que não caracterizam defeitos de fabricação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário