quinta-feira, 23 de maio de 2013

Botas Texanas - História e Dicas de Moda



História

Os primeiros sapatos de que se tem notícia apareceram na Mesopotâmia e no Egito, cinco mil anos antes de Cristo.

Também na mesma época surgiram as botas.

Estas foram criadas pelos persas, que viviam nas montanhas e viajavam muito à cavalo. "O sapato, neste caso, foi uma necessidade imposta pelo frio e pelo modo de vida" e como o passar do tempo elas foram evoluindo e se modernizando uma delas são as botas Country Texanas.

As botas texanas também conhecidas como Bota Country ou Bota Cowboy são as botas de bico fino, cano médio a longo e salto grosso, com uma inclinação para o lado de dentro, em regra, salto não mais alto que 5 centímetros.

Popularizadas nos pés dos vaqueiros do cinema, dos cantores sertanejos e dos frequentadores de rodeios e festas afins, essas botas surgiram no século XIX, como uma variação da bota montaria, mais adequada ao trabalho da lida com o gado dos Cowboys.

O cowboy é uma espécie de pastor que cuida de animais em fazenda de gado, em cima de um cavalo. Isso começou na Espanha e aqui no Brasil conhecemos a profissão por boiadeiro e não a tradução literal, que seria vaqueiro.

Mas na moda, a graça é essa imagem romantizada do cowboy, resultado das histórias do período em que os Estados Unidos estavam expandindo fronteiras e colonizando territórios (no século XIX) o Velho Oeste! Esse momento da história americana transformou o cowboy em um verdadeiro mito, gerando muitas obras na literatura e no cinema.

É bem interessante como a moda tem o poder de transformar aquilo que é particular de um grupo, para um todo.

As botas de cowboy,foram criadas pra atender aos cowboys na montaria do seu cavalo (o cano longo, o bico fino e o salto são perfeitos para proteção da perna e encaixe no estribo). Logo foram utilizadas para os frequentadores de exposições agropecuaristas, festas de peão e eventos ligados a moda country. E o que vimos nos últimos anos foi a democratização do calçado, onde ele virou desejo de consumo fashion.


Como usar

As botas texanas são muito usadas no inverno, mas podem ser usadas também durante o verão.

Muitas mulheres acabam ficando com receio de usar esse tipo de bota, mas é necessário lembrar que tudo é uma questão de costume e de saber combinar o calçado com roupas adequadas.

A regra pra usar é a mesma para todas as botas: calça justa pra não empapuçar, leggings, jeans skinny e meia calça grossa. 




Ficam lindas também com shorts boyfriends e minissaias. 



Para acompanhar camisa, estampas em xadrez, estampas étnicas, camiseta comum e um cardigã, coletes. 


O estilo boho/folk combina muito bem com esse tipo de calçados. 


Para quem gosta de um visual mais romântico: vestidos leves com estampas, em especial florais pequenas. Aliás, todos os tipos de flores combinam com ela, tanto em aplicações nas roupas quanto em adereços nos cabelos!



Conheça a coleção de Botas TEXANAS na loja online Silverado: www.silveradobotas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário